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FTW Comunicação

A sua marca já usa o tempo de exposição como métrica de ações com influenciadores?

Essa é uma pergunta que surge em conversas com as agências e marcas, mas muitas vezes a resposta vem acompanhada de uma interrogação: “como assim?”.

O crescimento do conteúdo em vídeo não é novidade, sempre surgem novas pesquisas que mostram o aumento da relevância do formato, principalmente no mobile. Então por que muitas marcas se preocupam apenas com o número de posts ou stories, mas deixam de contabilizar quantos minutos foram dedicados a ela durante uma ação com influenciadores, especialmente em um cenário onde a disputa é cada vez maior pela atenção do público?

1 – Grande parte do conteúdo em vídeo é efêmero

Quando falamos de conteúdo em vídeo, não estamos mais falando só de YouTube, mas também de Instagram Stories ou Snapchat. Desde que essas redes se popularizaram, muitas das ativações que virariam fotos no feed dos influenciadores, se transformaram em vídeos de 15 segundos que ficam disponíveis online por apenas 24h.

2 – O monitoramento é mais trabalho do que parece

Acompanhar resultados no Stories, por exemplo, envolve muitas barreiras. A mais óbvia delas é o curto espaço de tempo para capturar a publicação. Ferramentas de reconhecimento de imagem são caras e as soluções para áudio muito incipientes no Brasil, portanto grande parte desse trabalho se torna manual.

Só esse problema já é uma dor de cabeça se considerarmos a quantidade de influenciadores ativados pelas marcas e a correria da rotina em agência. Aí você lembra também que muitos posts saem no fim de semana…

3 – O screenshot “resolve”

A falta de ferramentas adequadas e o curto tempo para acompanhar esses resultados leva as equipes a se dedicarem ao que é mais urgente: capturar uma imagem que “comprove” o resultado para inserir no relatório.

Agora imaginem que um influenciador dedicou 2 minutos em vídeo no Instagram Stories falando sobre o novo produto que recebeu para testar, com suas primeiras impressões e dicas para os seguidores. Todo esse conteúdo vai ser resumido em uma imagem na apresentação. Dá para perceber o desperdício?

4 – O tempo de exposição é muito maior do que as marcas esperam  

As marcas podem até entender que boa parte do conteúdo tem migrado para redes com apelo real time, mas arrisco dizer que poucas têm noção do que isso representa em números. Em várias ocasiões os clientes ficam claramente surpresos com relatórios que mostram mais de uma hora de conteúdo produzido somente no Instagram Stories. Ué, mas cada vídeo não tem no máximo 15 segundos?

A gente tenta resolver boa parte desses problemas oferecendo para os nossos clientes serviços como:

  • Clipping de Instagram Stories (e de todas as outras redes): atualizações diárias sobre o que os influenciadores falaram sobre a sua marca e campanha, relatórios com a métrica de tempo de exposição em vídeo, transcrição dos resultados de maior destaque e links para assistir ao conteúdo publicado no Stories na íntegra.
  • Vídeos case: se a maior parte dos resultados são em vídeo, por que seu relatório não deveria ser? Selecionamos os trechos mais relevantes do conteúdo dos influenciadores e editamos um vídeo com os melhores momentos da campanha.
  • Análise de resultados e insights: quais influenciadores dedicaram mais tempo falando da sua marca? Qual foram as principais impressões sobre o produto ou campanha? A gente responde e te ajuda a planejar a próxima ativação para otimizar os resultados.

Que tal incluir essa rotina de monitoramento e métricas para a sua marca ou cliente? Vamos conversar!

contato@ftwcomunicacao.com.br

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